TJAL promove serviços de capacitação profissional e saúde para mulheres em Maceió e Arapiraca
A terceira edição da Arena do Empoderamento Feminino, promovida pela Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), acontecerá na próxima segunda-feira (12), no Sesc Guaxuma, das 9h às 14h. O evento, realizado em parceria com o Sistema Fecomércio, oferecerá uma variedade de serviços jurídicos, de saúde, beleza e autocuidado para mulheres do litoral norte de Maceió que estão em situação de vulnerabilidade social ou enfrentam violência.
Em Arapiraca, no Agreste de Alagoas, a Arena do Empoderamento Feminino ocorrerá no dia 16/08, no Sesc, das 8h às 15h. Lá, serão oferecidos serviços como emissão de documentos, exames médicos, vacinação, oficinas de capacitação profissional e atividades recreativas para crianças. A iniciativa é realizada em parceria com o Cesmac do Agreste.
Essa ação faz parte das atividades do Agosto Lilás, uma campanha de conscientização e combate à violência contra a mulher. O objetivo da campanha é sensibilizar e informar a população sobre como identificar situações de violência e divulgar os canais de denúncia, fortalecendo a rede de apoio e proteção para as vítimas.
*Autoestima e Empoderamento*
Eliana Machado, juíza coordenadora da Mulher do TJAL, destaca que a proposta da Arena do Empoderamento deste ano é alcançar um público mais afastado do centro de Maceió, que muitas vezes não tem acesso a esses serviços. "Nossa intenção é oferecer serviços para mulheres da região de Guaxuma e parte do Benedito Bentes, que geralmente não têm fácil acesso a eles. Informações sobre a rede de proteção à mulher, assim como serviços que elevam a autoestima, são essenciais para o empoderamento feminino", afirmou a juíza.
*Arena do Empoderamento em Maceió*
Em Maceió, serão oferecidas oficinas de automaquiagem, mídias sociais e amarração de turbantes, além de serviços de beleza e autocuidado, como corte de cabelo e massagem, organizados pelo Senac. O Sesc também oferecerá oficinas sobre reaproveitamento de alimentos e saúde reprodutiva da mulher, enquanto a ONG CDDM promoverá uma oficina de crochê.
Adicionalmente, o evento contará com atendimento médico, jurídico e nutricional, em parceria com o Centro Universitário Cesmac. Haverá aferição de pressão, medição de índice de massa corpórea e glicemia, além de apoio psicossocial proporcionado pela equipe da Casa da Mulher Alagoana e pelos Juizados de Violência Doméstica da capital.
O CadÚnico e a Defensoria Pública também participarão, e a Casa da Mulher Alagoana oferecerá atendimentos. O presidente do TJAL, desembargador Fernando Tourinho, estará presente para abrir o evento, que incluirá sorteio de brindes e apresentações artísticas e culturais.
*Arena do Empoderamento em Arapiraca*
Em Arapiraca, a ação atenderá mulheres assistidas pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar do município, além de participantes de projetos sociais do Sesc e da Prefeitura Municipal.
A programação incluirá serviços como emissão de documentos, atualização do CadÚnico, exame de citologia, coleta de sangue para doação, prevenção ao câncer de mama e atendimentos de beleza, como design de sobrancelhas, esmaltação e limpeza de pele. Outras oficinas de capacitação profissional e serviços serão oferecidos em parceria com Sesc, Senac, OAB, Cesmac, Prefeitura, Unimed, Hospital do Amor, Patrulha Maria da Penha e Delegacia de Defesa da Mulher.
Redação ANH/AL
COMENTÁRIOS