Intérpretes de Libras passam a atender usuários do SUS em unidades de saúde de Maceió
Para garantir maior acessibilidade aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Maceió, a Prefeitura implementou uma central de acessibilidade em Libras para atender pessoas surdas. Agora, ao chegarem nas unidades de saúde, os pacientes com deficiência auditiva podem ser atendidos em Libras por meio de videochamadas.
Além disso, os usuários podem agendar atendimentos para consultas de rotina ou exames, entrando em contato com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo telefone (82) 98174-0775. O serviço funciona de 7h às 17h, com o suporte de um profissional especializado em tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais.
Ao chegar à unidade de saúde, o usuário pode utilizar seu celular ou o de um funcionário para acessar o serviço e receber atendimento em Libras. Gilmara Farias, intérprete de Libras e responsável pelo serviço, destacou que essa ação reforça a acessibilidade e garante um atendimento adequado para todos.
“A central oferece melhorias na qualidade de vida, acessibilidade na comunicação e respeito à saúde das pessoas surdas ou com deficiência auditiva. O atendimento cobre desde a triagem até consultas e exames, com orientações de enfermagem”, explicou Gilmara.
Os serviços estão disponíveis em unidades de saúde, UPAs e no Hospital da Cidade.
Redação ANH/AL
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