RN registra sequência de tremores com magnitude de até 3 e gera alerta

A quinta-feira foi marcada por uma intensa atividade sísmica no Rio Grande do Norte, com pelo menos 23 tremores registrados. Segundo o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis-UFRN), apesar da frequência, os abalos foram considerados de baixa intensidade. Ainda assim, a sequência chamou a atenção dos especialistas.
O professor Aderson do Nascimento, coordenador do Labsis, afirmou que o laboratório já está monitorando os eventos sísmicos registrados em Carnaubais. "É provável que uma falha geológica adormecida na região tenha sido reativada. Estamos observando, na prática, esse processo", explicou.
A ocorrência é tratada como um fato novo. Segundo Aderson, ainda é cedo para prever como a atividade sísmica vai evoluir. "Não havia registro histórico de tremores nessa área. Então, isso é algo inédito. Ainda não podemos dizer como essa sismicidade vai se desenvolver", destacou.
O especialista também explicou o fenômeno dos terremotos locais. "Eles acontecem quando estruturas geológicas, sob pressão, se rompem, liberando energia e gerando as vibrações que sentimos no solo", disse.
O Labsis já comunicou a situação às autoridades municipais. "Até o momento, não tivemos relatos de que os tremores foram sentidos pela população. Seguimos monitorando e repassando todas as informações para a Defesa Civil, com quem já estamos em contato", concluiu Aderson.
Redação ANH/RN
COMENTÁRIOS