Novo Cais terá praça cívica e calçadão integrando centro e orla

O projeto do Novo Cais, apresentado nesta quarta-feira (7) em um evento na Zona Sul do Recife, prevê a criação de uma praça cívica como extensão da Avenida Dantas Barreto.
Segundo a Prefeitura do Recife e a construtora Moura Dubeux, a proposta busca estabelecer "um eixo simbólico que conecte o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, ao mar".
O espaço projetado contará com passagem nivelada para pedestres, permitindo que quem estiver caminhando pelas calçadas da Dantas Barreto tenha acesso direto à orla marítima.
A proposta também destaca que o bairro de São José, que há muito tempo se encontrava isolado do litoral por conta da antiga barreira ferroviária, será reintegrado à malha urbana da cidade, promovendo mais conexão e revitalização da área.
Próximo ao Forte das Cinco Pontas, os galpões e casarões antigos serão restaurados e incorporados ao cenário urbano. O objetivo é transformar esse trecho em um polo voltado à cultura, gastronomia e economia criativa.
Essas áreas restauradas funcionarão como elo com o futuro Parque da Memória Ferroviária, unindo patrimônio histórico e modernização urbana.
Viaduto das Cinco Pontas
Durante a apresentação, também foi discutida a possível remoção do viaduto das Cinco Pontas, localizado ao lado do museu.
De acordo com o vice-prefeito do Recife, Victor Marques, a retirada da estrutura está sendo analisada com atenção. "A ideia é que a remoção ocorra mais adiante, com toda a cautela necessária", afirmou.
Ele destacou ainda que estão sendo feitos estudos e simulações para garantir que a retirada do viaduto não prejudique o tráfego de veículos.
Mobilidade
Com a previsão de inauguração de um novo sistema viário para o mês seguinte, mudanças no trânsito da região já começaram. Agentes de mobilidade estão instalando bloqueios e sinalização para orientar motoristas.
“Essas alterações estão sendo feitas de forma cuidadosa para que a população não perceba grandes impactos no trânsito”, explicou Diego Villar, CEO da Moura Dubeux.
Além disso, o projeto inclui a implementação de ciclofaixas, calçadas ampliadas e novas rotas de ônibus, com o intuito de manter a fluidez no tráfego e melhorar o transporte público.
Redação ANH/PE
COMENTÁRIOS