Seja bem-vindo
Maceió,02/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Fortaleza sofre com carência de equipes médicas em hospitais da rede municipal

Assessoria
Fortaleza sofre com carência de equipes médicas em hospitais da rede municipal Enfermagem lidera lista de carências nas unidades de saúde de Fortaleza. Foto: Camila Lima

Falta de profissionais compromete atendimento em hospitais municipais de Fortaleza, afirma secretária de Saúde

A rede pública hospitalar de Fortaleza enfrenta uma escassez crítica de profissionais da saúde, especialmente nas áreas de enfermagem. A situação foi confirmada pela secretária municipal de Saúde, Riane Azevedo, durante evento de inauguração de 66 novos leitos no Instituto Dr. José Frota (IJF), na manhã desta quinta-feira (31).

Segundo a gestora, praticamente todos os hospitais sob administração da Prefeitura operam com déficit de pessoal, o que impacta diretamente a qualidade e a agilidade dos atendimentos. A situação persiste mesmo após a recente convocação de 411 aprovados no concurso da extinta Fundação de Apoio à Gestão Integrada em Saúde de Fortaleza (Fagifor).

“Essa chamada que fizemos agora é importante, mas não resolve o problema. Ainda existe uma necessidade significativa. Para lidar com isso, temos feito contratações emergenciais via cooperativas e contratos temporários. A ideia, no entanto, é ampliar as convocações nos próximos meses”, explicou a secretária, que assumiu a pasta há pouco mais de dois meses.

Hospitais mais afetados e reforma estrutural

A rede hospitalar municipal conta com 10 hospitais de médio e grande porte, além de mais de 160 equipamentos de saúde espalhados pela capital, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas. Apesar do esforço da atual gestão, o problema da falta de pessoal é recorrente e, segundo a secretária, se agravou nos últimos anos.

Dois hospitais são considerados mais críticos no momento: o Hospital e Maternidade Zilda Arns Neumann, conhecido como Hospital da Mulher, e o Hospital Nossa Senhora da Conceição, no bairro Conjunto Ceará. Ambos passam por reformas estruturais e, após a ampliação de leitos, deverão demandar um número ainda maior de profissionais.

“No caso do Conceição, a previsão inicial era concluir as obras até janeiro de 2026, com a entrega de mais 10 leitos de UTI e 144 de enfermaria. No entanto, devido a imprevistos estruturais, como vigas que precisam ser substituídas, o prazo será estendido por pelo menos 60 dias”, detalhou Riane.

Deficiências expostas por denúncias

A falta de profissionais de enfermagem na rede municipal já havia sido denunciada por trabalhadores da saúde, sindicatos e até usuários. Em junho deste ano, levantamento mostrou que 15 postos de saúde da capital funcionavam com equipes reduzidas, acumulando um déficit de ao menos 21 enfermeiros e 10 técnicos de enfermagem.

De acordo com Adriana Moura, secretária-geral do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Ceará (Sindsaúde), a escassez é reflexo da não renovação de contratos da seleção pública anterior e da demora na convocação dos aprovados em concurso.

“A ausência de enfermeiros sobrecarrega os profissionais que ainda estão nas unidades. Isso prejudica a assistência prestada e aumenta os riscos para pacientes e trabalhadores”, alertou Adriana.

Medidas emergenciais e próximos passos

Em resposta às cobranças, o prefeito Evandro Leitão anunciou, na última segunda-feira (28), a convocação de 411 novos profissionais da saúde, incluindo os aprovados para o Instituto Dr. José Frota. Do total, 75 são da área de enfermagem. Também foram chamados fonoaudiólogos, cirurgiões de mão, médicos intensivistas, socorristas e motoristas do Samu.

Apesar do reforço, a secretária admite que o número ainda está aquém do necessário e que novas convocações serão planejadas. “Estamos comprometidos em resolver esse gargalo, mas sabemos que é um desafio de médio e longo prazo. A meta é estruturar melhor a rede, principalmente diante do crescimento da demanda”, finalizou.

Redação ANH/CE




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.