Seja bem-vindo
Maceió,05/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Casa da Mulher Brasileira oferece serviços gratuitos em ação especial

Assessoria
Casa da Mulher Brasileira oferece serviços gratuitos em ação especial Mutirão na Casa da Mulher Brasileira oferece suporte e atendimento às mulheres. Foto: Divulgação/Governo do Ceará.

Defensoria Pública do Ceará intensifica atendimentos e ações durante campanha Agosto Lilás

Neste mês, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), dá início à campanha “Agosto Lilás” — movimento que simboliza a luta pelo fim da violência contra as mulheres e a promoção dos direitos femininos. A instituição programou uma série de iniciativas que visam melhorar o atendimento às vítimas, oferecer orientação jurídica e apoio psicossocial, além de fortalecer a conscientização sobre o tema.

Nos dias 5 e 6 de agosto, o Nudem realizará um mutirão de atendimentos direcionado às mulheres que já buscavam auxílio na Defensoria. A ação acontece na Casa da Mulher Brasileira, em Fortaleza, com início às 8h. O objetivo é agilizar o acompanhamento dos casos, desafogando a demanda acumulada e proporcionando um atendimento mais célere e eficiente. As equipes do núcleo já estão entrando em contato com as assistidas para agendar as consultas, reforçando a importância da continuidade no suporte jurídico e psicossocial.

Como parte das atividades de “Agosto Lilás”, a Defensoria também levará atendimento jurídico gratuito exclusivo para as mulheres do bairro Vila Velha, em Fortaleza, no dia 19 de agosto. Das 9h às 15h, na Escola Municipal Antônio Correia, será montada a estrutura da carreta do projeto Defensoria em Movimento, que oferece diversos serviços à população.

No mesmo dia, a Van de Direitos da Defensoria estará no local com defensoras públicas do Nudem, proporcionando atendimentos jurídicos e psicossociais. Às 15h, será promovida uma roda de conversa com temas relacionados aos direitos das mulheres, com foco especial na prevenção e no combate à violência doméstica, promovendo um espaço de diálogo e troca de experiências para a comunidade.

A campanha “Agosto Lilás” também marca os 19 anos da Lei Maria da Penha, que representa um marco fundamental no combate à violência contra a mulher no Brasil. Para a defensora pública e supervisora do Nudem, Jeritza Braga, a data é uma oportunidade para alertar a população sobre as diversas formas de violência doméstica, que vão além do agressão física, incluindo também violência psicológica, patrimonial, moral e sexual.

“Nem sempre as mulheres conseguem identificar que estão sofrendo violência, principalmente no caso da violência psicológica, que muitas vezes é silenciosa e difícil de perceber. Quando reconhecem o problema, o medo e o receio de denunciar podem dificultar a busca por ajuda. Por isso, nosso trabalho de orientação, acolhimento e fortalecimento do acesso à justiça é fundamental para romper esse ciclo”, destaca Jeritza Braga.

A defensora reforça que as ações no bairro Vila Velha contam com o apoio do projeto Ceará com Direitos, parceria que amplia o alcance dos serviços e o acesso à garantia dos direitos das mulheres, oferecendo um suporte mais completo e eficaz.

Serviço

NÚCLEO DE ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – NUDEM

Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h

Local: Rua Tabuleiro do Norte, s/n, Couto Fernandes (Casa da Mulher Brasileira) — Fortaleza

Contatos: (85) 3499-7986 / (85) 9 8976-5882 (ligações somente)

Redação ANH/CE




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.