Seja bem-vindo
Maceió,25/06/2026

  • A +
  • A -
Publicidade

Brasil perde para a Ucrânia e sofre primeira derrota na Liga das Nações

Assessoria
Brasil perde para a Ucrânia e sofre primeira derrota na Liga das Nações Cachopa, levantador da seleção brasileira (Reprodução/VNL)

Brasil perde para a Ucrânia e sofre primeira derrota na Liga das Nações de Vôlei

A invencibilidade da seleção brasileira masculina na Liga das Nações de Vôlei chegou ao fim nesta quarta-feira (24). Em Ljubljana, na Eslovênia, a equipe comandada pelo técnico Bernardinho foi derrotada pela Ucrânia por 3 sets a 1, com parciais de 29/27, 22/25, 25/22 e 25/21, em partida válida pela segunda semana da competição.

Após encerrar a etapa disputada em Brasília com 100% de aproveitamento, o Brasil encontrou dificuldades diante de uma seleção ucraniana consistente, agressiva e eficiente nos momentos decisivos. Apesar de algumas reações ao longo do confronto, os brasileiros não conseguiram manter o desempenho apresentado nas rodadas anteriores e sofreram o primeiro revés no torneio.

O principal destaque da equipe brasileira foi o oposto Darlan, que terminou a partida como maior pontuador, com 26 pontos. Pela Ucrânia, Plotnytskyi teve atuação decisiva ao anotar 19 pontos, enquanto Tupchii contribuiu com outros 17 e foi fundamental nos momentos mais importantes do confronto.

O primeiro set foi marcado pelo equilíbrio. A Ucrânia iniciou melhor, abriu vantagem e obrigou o Brasil a buscar a recuperação. A seleção brasileira chegou a ter oportunidades para fechar a parcial, mas desperdiçou chances importantes nos pontos finais. Mais eficiente, a equipe europeia aproveitou os erros adversários para vencer por 29 a 27.

No segundo set, o Brasil reagiu. Com melhor desempenho no saque e maior consistência defensiva, a equipe de Bernardinho controlou boa parte da parcial. Adriano apareceu em momentos importantes, Lucarelli contribuiu na virada de bola e Flávio se destacou nos bloqueios. Mesmo com a pressão ucraniana na reta final, os brasileiros administraram a vantagem e empataram a partida ao vencer por 25 a 22.

A partir do terceiro set, porém, a Ucrânia voltou a dominar as ações. Com destaque para Plotnytskyi, Tupchii e Semeniuk, os europeus aproveitaram oscilações técnicas do Brasil e mantiveram um ritmo forte de jogo. A seleção brasileira ainda tentou reagir, mas não conseguiu sustentar a recuperação e viu os adversários fecharem a parcial em 25 a 22.

No quarto e último set, o cenário se repetiu. O Brasil chegou a liderar em alguns momentos, mas voltou a cometer erros em fundamentos decisivos. Mais segura nos contra-ataques e eficiente na reta final, a Ucrânia fechou a parcial em 25 a 21 e confirmou a vitória por 3 sets a 1.

Apesar da derrota, o Brasil segue entre os primeiros colocados da Liga das Nações. Na primeira semana da competição, disputada em Brasília, a seleção venceu Irã, Bélgica, Sérvia e Argentina. Com o resultado desta quarta-feira, entretanto, a equipe foi ultrapassada por Japão e Estados Unidos na classificação.

A seleção brasileira volta à quadra nos próximos dias para enfrentar Itália, Eslovênia e Canadá ainda na etapa disputada em território esloveno. A fase classificatória será encerrada entre os dias 15 e 19 de julho, em Chicago, nos Estados Unidos, quando o Brasil terá pela frente França, Estados Unidos, Polônia e China.

A Liga das Nações reúne 18 seleções, que disputam 12 partidas na fase inicial. Os oito melhores colocados avançam às quartas de final. A China, por sediar a fase decisiva da competição, já tem vaga garantida no mata-mata.

Redação ANH




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.