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Maceió,02/08/2025

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CBTU ajusta operação por queda no número de passageiros e corte no orçamento

Ascom PCAL
CBTU ajusta operação por queda no número de passageiros e corte no orçamento CBTU anuncia mudanças nas viagens diante de queda na demanda e limitações de verba. Foto: Arquivo

CBTU Maceió ajusta horários do sistema ferroviário devido à queda no número de passageiros e limitações orçamentárias

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) – Superintendência de Maceió – anunciou mudanças na programação das viagens do sistema ferroviário que atende a Região Metropolitana de Maceió. A medida, que entrará em vigor a partir de 4 de agosto, foi motivada principalmente por restrições financeiras impostas pelo congelamento do orçamento federal para 2025, além da significativa redução no fluxo de passageiros.

Desde abril de 2020, quando as viagens entre as estações Bom Parto e Bebedouro foram suspensas por determinação da Defesa Civil Municipal, devido a um desastre ambiental causado pela mineradora Braskem, a ferrovia vem enfrentando forte impacto operacional. A interrupção deste trecho crucial resultou na perda de mais de 50% dos passageiros transportados pela CBTU na região.

Em nota oficial, a CBTU informou que essa queda abrupta afetou diretamente a arrecadação da companhia, tornando insustentável a operação nos moldes anteriores. "Temos observado viagens com baixa ocupação, e em alguns trechos, quase ausência total de usuários", destacou a empresa.

Para se adequar a esse novo cenário, a CBTU Maceió revisou a grade horária das viagens, buscando alinhá-la às demandas atuais dos usuários e à realidade financeira da instituição. A readequação considerou critérios técnicos operacionais e a necessidade de manter a sustentabilidade do serviço público.

Iniciativas para valorizar o transporte ferroviário

Além das mudanças nos horários, a CBTU tem investido em alternativas para fomentar o uso dos trens e dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs). Entre as ações destacam-se as viagens especiais, que incluem eventos temáticos, educativos e culturais. Essas atividades, que não interferem no funcionamento regular do sistema, têm como objetivo aproximar a ferrovia da população e promover a valorização do transporte sobre trilhos.

“Essas iniciativas fazem parte de uma política institucional que visa ampliar o público atendido e reforçar a importância do transporte ferroviário para a mobilidade urbana”, afirmou a CBTU.

Resposta da Braskem e melhorias no sistema de transbordo

A mineradora Braskem, responsável pelo desastre ambiental que motivou a interdição do trecho entre Bom Parto e Bebedouro, divulgou comunicado informando que mantém diálogo contínuo com a CBTU para buscar soluções que minimizem os impactos no serviço ferroviário.

Como alternativa, a empresa implantou um sistema de transbordo por ônibus entre as estações afetadas, utilizando seis veículos exclusivos para atender os passageiros da CBTU. Além disso, foram realizadas melhorias nos pontos de baldeação, como a instalação de banheiros, placas de sinalização, coberturas, restauração de calçadas e muros. Obras de infraestrutura também contemplaram a construção de um novo pátio de manutenção em Satuba, além de melhorias nas estações Lourenço de Albuquerque e Gustavo Paiva.

A Braskem reforçou que segue em tratativas com a CBTU para implementar novas ações que possam aperfeiçoar o sistema de transbordo e garantir a continuidade do serviço à população.

Redação ANH/AL




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