Seja bem-vindo
Maceió,09/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Câmara dos Deputados aciona Corregedoria para afastar 15 deputados envolvidos em confusão


Câmara dos Deputados aciona Corregedoria para afastar 15 deputados envolvidos em confusão Presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Agência Câmara)

Câmara envia à Corregedoria pedidos de afastamento de 15 deputados após motim

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou à Corregedoria da Casa, nesta sexta-feira (8), os pedidos de afastamento de 15 parlamentares envolvidos nos episódios de confusão registrados no plenário e nas dependências do Congresso Nacional nos dias 5 e 6 de agosto. A medida prevê suspensões de até seis meses e abrange 14 deputados da oposição e uma parlamentar da base governista.

A decisão foi tomada após reunião da Mesa Diretora, que deliberou pelo envio imediato das denúncias para análise da Corregedoria Parlamentar. Após a coleta de imagens e depoimentos, os processos voltarão à Mesa Diretora e, em seguida, seguirão para deliberação no Conselho de Ética.

Segundo nota oficial da Secretaria-Geral da Mesa, o encaminhamento busca “permitir a devida apuração do ocorrido”, garantindo que todos os casos sejam analisados de forma individual.

Lista de parlamentares citados



  1. Marcos Pollon (PL-MS)




  2. Zé Trovão (PL-SC)




  3. Júlia Zanatta (PL-SC)




  4. Marcel van Hattem (Novo-RS)




  5. Paulo Bilynskyj (PL-SP)




  6. Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)




  7. Nikolas Ferreira (PL-MG)




  8. Zucco (PL-RS)




  9. Allan Garcês (PL-TO)




  10. Caroline de Toni (PL-SC)




  11. Marco Feliciano (PL-SP)




  12. Bia Kicis (PL-DF)




  13. Domingos Sávio (PL-MG)




  14. Carlos Jordy (PL-RJ)




  15. Camila Jara (PT-MS)



A maioria dos acusados integra o Partido Liberal (PL), legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o partido Novo. Os oposicionistas teriam participado da ocupação da Mesa Diretora e de ações para impedir o retorno das atividades legislativas. Já a deputada petista é acusada de agredir o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) durante o tumulto.

Acusações em detalhes

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), apresentou à Mesa Diretora um ofício pedindo a abertura de processo disciplinar e a suspensão cautelar de cinco parlamentares bolsonaristas. Em contrapartida, deputados da oposição protocolaram pedido de suspensão de Camila Jara.

Marcos Pollon é acusado de impedir a retomada dos trabalhos e de proferir ofensas a Hugo Motta dias antes. Ele afirma que, por ser autista, não entendeu a gravidade do momento e teria sentado na cadeira da presidência apenas para conversar com o colega Marcel van Hattem, também acusado de “sequestrar” a cadeira da Mesa Diretora.

Zé Trovão é acusado por PT, PSB e PSOL de tentar impedir fisicamente o retorno de Motta à Mesa. Júlia Zanatta teria usado sua filha de quatro meses como “escudo humano” durante a confusão, expondo a criança a risco.

Paulo Bilynskyj é apontado como um dos líderes da invasão, acusado de “tomar de assalto” a Mesa Diretora e a Comissão de Direitos Humanos, além de agredir o jornalista Guga Noblat. Van Hattem postou nas redes sociais trechos do Hino Nacional e classificou como “golpe” qualquer tentativa de suspensão de mandato feita pelo PT.

A deputada Camila Jara, única da base governista na lista, é acusada de empurrar Nikolas Ferreira durante a retomada do plenário. Sua assessoria nega agressão intencional e diz que houve apenas um empurra-empurra, no qual ela teria afastado o parlamentar para evitar um conflito maior.

Próximos passos

A análise da Corregedoria será decisiva para determinar se os casos avançarão ao Conselho de Ética, onde os deputados poderão responder a processos que variam desde advertências até a cassação de mandato. O episódio amplia o clima de tensão política no Congresso e deve repercutir nas articulações para a pauta legislativa das próximas semanas.

Redação ANH/DF




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.