Rumo ao Futuro: Estudantes e Professores de Alagoas Iniciam Intercâmbio Transformador na Inglaterra

Programa ‘Daqui pra o Mundo’ leva 100 estudantes da rede estadual de Alagoas para intercâmbio na Inglaterra
Neste sábado (9), cem estudantes da rede estadual de ensino de Alagoas embarcam para a Inglaterra, dando início ao programa de intercâmbio educacional ‘Daqui pra o Mundo’. A iniciativa, lançada pelo Governo do Estado, busca promover o protagonismo juvenil e preparar os jovens para os desafios do mercado de trabalho globalizado. O primeiro grupo seguiu nesta manhã e foi recepcionado no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares pelo governador em exercício, Ronaldo Lessa, e pela secretária de Educação, Roseane Vasconcelos.
O programa foi instituído pela Lei nº 8.783, de 2022, e representa um esforço do governo para valorizar a educação como prioridade estratégica. “Esses estudantes levam a nossa cultura, divulgam a língua portuguesa e também absorvem novos conhecimentos. É uma troca fundamental para o crescimento deles e do nosso estado”, afirmou o governador Ronaldo Lessa.
A secretária de Educação, Roseane Vasconcelos, ressaltou a diversidade dos alunos selecionados, que incluem estudantes indígenas, quilombolas, da zona rural e da zona urbana. “Distribuímos as vagas proporcionalmente entre as 13 regionais de ensino para garantir representatividade e justiça”, destacou.
Os critérios de seleção foram rigorosos, exigindo que os estudantes não tenham sido reprovados nos últimos dois anos, mantenham notas mínimas de 8 em português e matemática, frequência escolar de pelo menos 80%, e obtenham desempenho satisfatório em prova de inglês. Após a seleção, os participantes passaram por um curso intensivo de inglês para estarem preparados para a imersão no exterior.
Divididos em cinco grupos de 20 alunos, os estudantes participarão de uma experiência cultural e linguística em cidades como Oxford, Canterbury, Worthing, Brighton e Bournemouth. A Brunel University of London será a base inicial do programa, onde eles terão aulas, atividades e contato direto com a cultura britânica. Cinco professores e monitores acompanharão os grupos durante toda a estadia.
A emoção tomou conta do Aeroporto Zumbi dos Palmares, onde familiares acompanharam o embarque dos jovens. Sulamita Buarque, mãe de Ana Luísa, estudante do Colégio Tiradentes, expressou orgulho e preocupação ao mesmo tempo. “Preparamos tudo com carinho, mas é difícil ver a filha partir tão longe. Tenho muito orgulho do que ela vai viver”, disse.
Para Ana Luísa, o intercâmbio é uma oportunidade única de crescimento pessoal e acadêmico. “Nunca viajei de avião nem para fora do estado. Estou animada e um pouco nervosa, mas sei que será uma experiência inesquecível”, afirmou a estudante.
Mirelly Vitória, da Escola Estadual Alcides Andrade, em Penedo, vê no intercâmbio uma chance de desenvolver independência e ampliar seus horizontes. “Conhecer outra cultura e métodos diferentes de ensino vai agregar muito à minha vida”, destacou.
Já Emanuel dos Santos Oliveira, da Escola Estadual Joaquim Diégues, em Viçosa, está ansioso para vivenciar a nova cultura e os desafios da experiência. “É uma oportunidade rara e quero aproveitar cada momento”, disse.
Os últimos dois grupos do programa embarcam ainda nesta tarde, completando os 100 estudantes que terão a chance de ampliar seus conhecimentos e experiências em solo britânico.
Redação ANH/AL
COMENTÁRIOS