Alagoas Previdência convoca aposentados e pensionistas nascidos em agosto para Prova de Vida Digital

Aposentados e pensionistas civis de Alagoas nascidos em agosto devem realizar Prova de Vida Digital pelo aplicativo gov.br
A Alagoas Previdência iniciou o processo de Prova de Vida Digital para aposentados e pensionistas civis do Estado de Alagoas nascidos no mês de agosto. O procedimento é obrigatório e tem o objetivo de comprovar a existência do beneficiário, garantindo a continuidade do pagamento dos proventos.
De acordo com o órgão, responsável por gerir o Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas (RPPS/AL), a medida segue diretrizes nacionais e deve ser realizada anualmente. A não realização dentro do prazo pode resultar no bloqueio temporário do benefício até a regularização da situação cadastral.
Além dos nascidos em agosto, a Alagoas Previdência lembra que os beneficiários que aniversariam em julho ainda têm até o dia 31 de agosto para concluir o processo, que é feito de forma totalmente digital por meio da plataforma do governo federal, o gov.br.
Reconhecimento facial garante mais segurança
A Prova de Vida é realizada por reconhecimento facial, através do aplicativo gov.br, desenvolvido para facilitar o acesso dos cidadãos a serviços públicos. A tecnologia verifica se o beneficiário está vivo por meio da câmera do celular, dispensando o deslocamento até agências bancárias ou unidades de atendimento.
A ferramenta, autorizada pela Portaria MTP/SPREV, de 24 de novembro de 2022, está integrada ao Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social (Cadprev) e tem se mostrado eficaz na prevenção a fraudes e no fortalecimento da segurança previdenciária.
Passo a passo da Prova de Vida Digital
Para realizar o procedimento, basta seguir os passos abaixo:
Baixar o aplicativo gov.br no celular (disponível para Android e iOS);
Acessar a conta com login e senha — ou criar uma, caso ainda não possua;
No menu inicial, selecionar a opção Prova de Vida;
Identificar a pendência e autorizar o processo;
Seguir as instruções para o reconhecimento facial;
Ao final, o sistema confirmará a conclusão com o status “Autorizado”.
Atendimento presencial para quem tiver dificuldades
Para os beneficiários que enfrentarem dificuldades com o processo digital, a Alagoas Previdência está oferecendo atendimento presencial com agendamento prévio. Os guichês específicos funcionam na sede da autarquia, localizada na Avenida da Paz, nº 1864, Empresarial Terra Brasilis, térreo, Centro de Maceió.
Além disso, a equipe da Previdência estadual está disponível para suporte pelo telefone (82) 3315-1308 ou pelo e-mail alprevrecadastramento@gmail.com.
Mais informações sobre o processo estão disponíveis no site oficial do governo de Alagoas ou por meio dos canais institucionais da Alagoas Previdência.
Redação ANH/AL
COMENTÁRIOS