Greve dos rodoviários do Ceará entra em nova fase com audiência de conciliação
Uma paralisação dos trabalhadores chegou a ser realizada na manhã da última quarta-feira (24). Foto: Sinteti / Divulgação Trabalhadores e empresas de transporte intermunicipal do Ceará participam de audiência para tentar encerrar greve
Representantes dos trabalhadores e das empresas de transporte rodoviário intermunicipal e interestadual do Ceará participam, na tarde desta sexta-feira (26), de uma audiência de conciliação no Ministério Público do Trabalho (MPT). O encontro busca uma solução para a greve da categoria, iniciada na última quarta-feira (24) após a rejeição da proposta de reajuste salarial apresentada pelas empresas.
No primeiro dia da paralisação, os trabalhadores realizaram um ato com adesão total da categoria, concentrado na sede da empresa Guanabara. Após o início do movimento, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) concedeu uma liminar regulamentando a greve e determinou que pelo menos 80% da frota permaneça em operação, por se tratar de um serviço essencial.
O presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transporte Rodoviário de Passageiros Intermunicipal e Interestadual do Estado do Ceará (Sinteti), Jederson Vidal, afirmou que a categoria está cumprindo a decisão judicial, embora tenha solicitado a revisão de alguns pontos da liminar por meio da assessoria jurídica do sindicato.
Segundo o dirigente, a greve não foi considerada ilegal nem abusiva. "Por se tratar de uma atividade essencial, apenas foram estabelecidas regras para sua realização. O Sinteti respeita a decisão judicial e continuará cumprindo a liminar sem abrir mão da defesa dos direitos da categoria", afirmou em publicação nas redes sociais.
A principal reivindicação dos trabalhadores é o reajuste salarial. De acordo com o Sinteti, a proposta inicial apresentada pelas empresas previa aumento de 0,19%, posteriormente elevada para 0,89%, índices rejeitados pela categoria durante Assembleia Geral Extraordinária realizada no último dia 16, quando também foi aprovada a paralisação.
Apesar do encerramento da mesa formal de negociações, o sindicato informa que continua mantendo diálogo com representantes do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Intermunicipal e Interestadual do Ceará (Sinterônibus) na busca por um acordo.
Em nota, o Sinteti afirmou que o objetivo da mobilização é garantir uma negociação justa. Segundo a entidade, a prioridade é alcançar uma solução por meio do diálogo, da mediação e da negociação coletiva, sem abrir mão da defesa dos direitos dos trabalhadores.
Redação ANH/CE







COMENTÁRIOS