Canal de acesso ao Porto de Natal é dragado para garantir segurança na navegação

A partir desta terça-feira (29), o canal de acesso ao Porto de Natal passará por uma dragagem emergencial para remover um banco de areia que causou o encalhe de um navio em 10 de novembro de 2023. A ação é essencial para assegurar a continuidade e a segurança das operações no terminal portuário.
A operação será realizada pela draga Ortelius, da empresa holandesa Jan de Nul, com investimento estimado em R$ 6,4 milhões. A expectativa é retirar cerca de 70 mil metros cúbicos de sedimentos acumulados no canal.
O anúncio da intervenção foi feito em coletiva de imprensa pelos diretores da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern): Paulo Henrique Macedo (presidente), Paulo Sidney (diretor técnico e comercial) e Ana Valda Galvão (diretora administrativa e financeira).
Durante toda a execução da dragagem, a Codern mantém articulação contínua com a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, e com a Praticagem, para assegurar que todas as etapas sejam conduzidas com total segurança e respeito às normas de navegação.
A Codern também informou que a dragagem de manutenção do canal completo está prevista para o segundo semestre de 2025, com o processo licitatório programado para ser lançado no final de junho. A parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte e o Governo Federal foi fundamental para viabilizar os recursos necessários às melhorias no Porto de Natal.
Redação ANH/RN
COMENTÁRIOS