Fraudes atingem 60% dos aposentados em 9 cidades do Piauí, aponta CGU

Mais de 60% dos aposentados em nove cidades do Piauí sofreram descontos indevidos, revela CGU
Nove municípios do Piauí figuram entre as localidades com maior número de aposentados que sofreram descontos indevidos nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A revelação consta em um relatório produzido pela Controladoria-Geral da União (CGU) em junho de 2024. O documento embasou a investigação da Polícia Federal que resultou na deflagração da Operação Sem Desconto, realizada na última semana.
Segundo o relatório da CGU, em 19 cidades brasileiras, ao menos 60% dos aposentados e pensionistas tiveram valores descontados de seus benefícios sob a justificativa de mensalidades associativas – sem autorização formal. O problema foi mais recorrente em municípios do interior do Piauí e do Maranhão.
Um dos principais alvos desses descontos, segundo a CGU, foi a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). Em cidades como Ribeiro Gonçalves (PI), Altamira do Maranhão (MA) e Vertente do Lério (PE), os percentuais de valores destinados à entidade chegaram a 89%, 84% e 91%, respectivamente, dos totais descontados dos beneficiários locais.
Durante a operação, a Contag foi uma das instituições que teve mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em Brasília.
Em resposta às investigações, a Contag divulgou nota pública na qual afirma respeitar as instituições democráticas e reafirma seu compromisso com a legalidade. A entidade também se colocou à disposição das autoridades para colaborar com as apurações e garantir total transparência no processo.
Redação ANH/PI
COMENTÁRIOS