Ilusionista pernambucano participa do maior campeonato mundial de mágica

Pernambucano Rapha Santacruz representa o Nordeste no maior campeonato mundial de mágica
O mágico pernambucano Rapha Santacruz se torna o primeiro representante do Nordeste a disputar o maior campeonato mundial de ilusionismo, que terá início nesta segunda-feira (14) em Turim, na Itália. O artista brasileiro concorre com o espetáculo O Matuto, que mistura técnicas de mágica com a rica cultura popular nordestina.
Com cerca de três mil participantes de todo o mundo, a competição é organizada pela Federação Internacional das Sociedades Mágicas (FISM) e é considerada a principal do segmento. O Brasil já teve apenas uma vitória na história do torneio, conquistada em 1988 pela dupla Vick e Fabrini.
Inspirado na literatura de cordel e nas tradições nordestinas, O Matuto apresenta um formato narrativo, diferente do padrão tradicional do ilusionismo mundial, apostando em uma linguagem autoral que valoriza elementos regionais como o pífano, ritmos de forró, xaxado e coco, além de adereços típicos de vaqueiro. A trilha sonora e o figurino reforçam a identidade cultural do espetáculo.
Natural de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, Rapha Santacruz já apresentou sua mágica em diversos países, incluindo Portugal, Suíça, França, Argentina e Chile. O artista conquistou a vaga para o campeonato mundial ao ficar em quinto lugar no Campeonato Europeu de Mágica, realizado na Suíça em 2023.
Além de mágico, Rapha é ator, professor e palestrante. Criador do Festival Internacional de Mágica, ele já realizou cinco edições do evento no Brasil, reunindo artistas nacionais e internacionais. Com mais de 20 anos de carreira, mantém em circulação seis espetáculos, levando a cultura nordestina e o ilusionismo para palcos nacionais e internacionais.
Com sua participação no campeonato em Turim, Rapha Santacruz busca não só o reconhecimento técnico, mas também promover a cultura do Nordeste brasileiro em um dos maiores palcos do ilusionismo mundial.
Redação ANH
COMENTÁRIOS