Seja bem-vindo
Maceió,13/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Manobra de Heimlich feita por adolescente evita sufocamento grave em Fortaleza

Assessoria
Manobra de Heimlich feita por adolescente evita sufocamento grave em Fortaleza Manobra de Heimlich salva garoto engasgado com leite achocolatado. Foto: reprodução/arquivo pessoal

Adolescente salva primo de sufocamento em Fortaleza após aprender manobra de Heimlich em conversa familiar

Um ato rápido e preciso de um adolescente de 14 anos evitou uma tragédia familiar na última quinta-feira (7), em Fortaleza. Silas Cabreira conseguiu salvar a vida do primo Igor Vasconcelos, de 12 anos, que começou a se engasgar enquanto conversavam em um apartamento no bairro Guararapes. A ação decisiva foi fruto de uma conversa despretensiosa entre irmãos, na qual Silas aprendeu sobre a manobra de Heimlich com seu irmão mais velho, Eduardo.

De acordo com Lione Vasconcelos, mãe de Igor, o episódio só veio à tona após ela questionar o sobrinho sobre como ele havia aprendido a técnica que salvou seu filho. “Silas me contou que ele e o Eduardo assistiram juntos a vídeos explicativos sobre a manobra na internet”, disse Lione em entrevista ao Diário do Nordeste.

O acidente aconteceu enquanto as crianças estavam na casa da mãe de Silas, que também é tia de Igor. Em meio a uma conversa descontraída, Igor riu de algo que o primo disse e acabou engasgando com uma mistura de leite e achocolatado com flocos crocantes.

Imagens registradas por uma câmera de segurança instalada na cozinha mostram o momento em que Igor começa a apresentar sinais de sufocamento, tossindo desesperadamente e se aproximando da pia em busca de ajuda.

Enquanto isso, a mãe de Silas aparece nas imagens pedindo que o filho busque ajuda na casa vizinha. Silas chega a sair pela porta, mas rapidamente retorna, preocupado com a condição do primo. Segundo Lione, ele pensou que, caso saísse, ao voltar, Igor poderia já estar em situação pior, já que a mãe não sabia realizar a manobra.

Com calma e conhecimento, Silas aplicou a manobra de Heimlich, pressionando a região abdominal do primo para desobstruir as vias aéreas. A técnica surtiu efeito imediato e o objeto que causava o engasgo foi expelido.

Após o susto, Igor foi levado ao hospital por seus pais e passou por avaliação médica devido às dores na garganta e no peito. Os profissionais confirmaram que ele não apresentou nenhuma sequela decorrente do incidente.

Lione destaca a importância do conhecimento adquirido pelos jovens. “Jamais pensei que uma conversa entre irmãos pudesse salvar a vida do meu filho. Foi uma grande lição sobre como informações simples podem fazer toda a diferença em momentos de emergência”, disse a mãe emocionada.

Este caso ressalta a importância de disseminar informações sobre primeiros socorros e manobras de desobstrução das vias aéreas, principalmente entre crianças e adolescentes, que podem se tornar protagonistas na hora de salvar vidas em situações de emergência.

Redação ANH/CE




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.