Seja bem-vindo
Maceió,15/08/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Piauí lança sistema digital para integrar e proteger comunicações das forças de segurança

Assessoria
Piauí lança sistema digital para integrar e proteger comunicações das forças de segurança Governo do Piauí implanta rede de radiocomunicação criptografada para órgãos de segurança.

O Governo do Piauí deu mais um passo na modernização da segurança pública ao instituir, nesta quarta-feira (13), o Sistema de Radiocomunicação Digital do Estado do Piauí (SRD-PI). A medida, oficializada por decreto publicado no Diário Oficial, busca garantir comunicações seguras, integradas e sigilosas entre órgãos estaduais e, futuramente, também entre instituições municipais e federais que atuem no território piauiense.

Sob gestão da Secretaria de Segurança Pública (SSP-PI), o SRD-PI será utilizado pelas forças de segurança e salvamento do estado e poderá ser ampliado para órgãos de outros estados mediante Acordo de Cooperação Técnica. A rede, segundo o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchieta Nery, é criptografada e resistente a interceptações, oferecendo mais confiabilidade às operações. “O sistema está aberto para todas as agências que atuam na segurança, como guardas civis municipais, órgãos de transporte e fiscalização. É uma tecnologia de ponta que aumenta a capacidade de resposta e a eficiência das equipes”, destacou.

A estrutura do sistema será organizada a partir das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs) e Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs). Cada RISP poderá contar com um Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) ou estrutura similar, responsável pela coordenação do tráfego de informações via rádio. O principal CICC do estado, que concentrará as operações do SRD-PI, será inaugurado em breve pelo governador Rafael Fonteles.

Nos últimos meses, a SSP-PI já iniciou ações preparatórias para fortalecer o sistema, como a entrega de equipamentos modernos de radiocomunicação, rádios portáteis, móveis e estações fixas, à Polícia Penal e à Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os novos dispositivos têm como meta ampliar a integração entre as forças de segurança, permitindo atuação mais coordenada em operações de combate ao crime, resgate e fiscalização.





A expectativa é que, com o SRD-PI, o Piauí reduza falhas de comunicação, agilize o atendimento a ocorrências e fortaleça a cooperação entre diferentes órgãos, criando um ambiente mais seguro para a população e mais eficiente para os agentes que atuam na linha de frente da segurança pública.

Redação ANH/PI




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.