Alagoas registra avanço na educação com redução da evasão e da reprovação
Programas desenvolvidos pelo Governo de Alagoas contribuem para o avanço na educação. Alagoas reduz abandono escolar e melhora indicadores do ensino médio, aponta Censo Escolar
Alagoas registrou avanços nos principais indicadores de permanência e aprendizagem no ensino médio da rede pública entre 2022 e 2025. Dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados nesta sexta-feira (26) pelo Ministério da Educação (MEC), mostram queda expressiva nas taxas de abandono escolar, reprovação e distorção idade-série no estado.
Os números indicam que mais estudantes estão conseguindo permanecer na escola, avançar nas séries e concluir a educação básica dentro da idade prevista.
Entre 2022 e 2025, a taxa de abandono escolar caiu de 7,5% para 1,4%, enquanto a reprovação recuou de 7,6% para 2,7%. Já a distorção idade-série, indicador que mede o percentual de alunos com atraso escolar, passou de 30,5% para 21,6%.
Programas incentivam permanência dos estudantes
Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os resultados refletem um conjunto de políticas voltadas à permanência dos estudantes na escola, combinando assistência financeira e acompanhamento pedagógico.
Entre as iniciativas está o Cartão Escola 10, que concede auxílio mensal de R$ 100 para estudantes do ensino regular e R$ 150 para alunos das escolas de tempo integral que mantêm frequência superior a 90%. O programa também oferece um incentivo de R$ 2 mil para quem conclui o ensino médio.
De acordo com o superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio e Políticas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, o benefício tem contribuído para reduzir a evasão escolar.
"As políticas de assistência educacional financeira têm apoiado demais a permanência do aluno. Independentemente do que se diga, essa assistência tem trazido o estudante para a escola", afirmou.

Acompanhamento pedagógico
Outro destaque é o programa Professor Mentor, Meu Projeto de Vida, criado durante a pandemia e transformado em política permanente da rede estadual.
A iniciativa prevê o acompanhamento individual das turmas por um professor mentor, responsável por orientar os estudantes, acompanhar o desempenho escolar, desenvolver projetos de pesquisa e estimular a construção do projeto de vida dos alunos. O programa também conta com estudantes monitores, que ajudam a fortalecer o protagonismo juvenil dentro das escolas.
Segundo Ricardo Lisboa, a proposta amplia o acolhimento e fortalece o vínculo dos jovens com a escola.
"Hoje, temos uma escola muito mais acolhedora, mais próxima do estudante e comprometida para que ele permaneça na escola e permaneça para aprender", destacou.
Cresce participação no Enem
A Secretaria de Educação também atribui parte dos resultados ao programa Foca no Enem, criado em 2022 para preparar estudantes da rede pública para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
De acordo com a Seduc, o projeto tem ampliado o interesse dos alunos em participar da prova e ingressar no ensino superior.
Expansão da infraestrutura
Os avanços também acompanham os investimentos do Governo de Alagoas na ampliação da rede estadual de ensino por meio do programa Escola do Coração, responsável pela construção e modernização de unidades escolares.
As novas escolas contam com laboratórios, bibliotecas, ginásios poliesportivos e espaços destinados às atividades culturais e esportivas, além da ampliação da oferta de ensino em tempo integral e de cursos técnicos integrados ao ensino médio.
Segundo o Censo Escolar, a combinação entre assistência estudantil, acompanhamento pedagógico e investimentos em infraestrutura contribuiu para reduzir a evasão, melhorar o fluxo escolar e ampliar as oportunidades para os estudantes da rede pública alagoana.







COMENTÁRIOS