Teatro de bonecos alagoano representa o Brasil no prestigiado festival russo

Trupe Canguelê leva a cultura alagoana para festival internacional na Rússia, em prestígio inédito
A cultura alagoana conquistou um novo e importante espaço no cenário mundial. A Trupe Canguelê – Teatro de Bonecos de Alagoas foi selecionada como a única representante do Brasil no XX Festival Internacional de Teatros de Bonecos “Vistas de Ryazan” (Ryazanskie Smotriny), que será realizado de 12 a 18 de setembro de 2025, na Rússia. Considerado o maior e mais renomado evento de teatro de bonecos do Leste Europeu, o festival celebra três décadas de história reunindo grupos de mais de 20 países para uma celebração cultural sem igual.
No festival, a Trupe Canguelê apresentará o espetáculo “Folguedos das Alagoas – Sentimentos e Expressões da Nossa Gente” dentro do projeto especial “Oriente+”. A companhia dividirá o palco com grupos tradicionais, como o centenário Teatro de Pingyang, da China, reconhecido mundialmente por sua trajetória de 900 anos.
A montagem artística traz à cena diversas manifestações culturais genuinamente alagoanas, como Pastoril, Fandango, Guerreiro, Bumba-meu-boi e Coco Alagoano. O diferencial fica por conta dos bonecos, confeccionados integralmente com materiais recicláveis pelo talentoso artesão e bonequeiro Daniel Silva, o que alinha tradição com sustentabilidade e reforça o compromisso da trupe com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para o diretor da Trupe, Ricardo Camilo, essa conquista é um marco não apenas para o grupo, mas para toda a cultura alagoana.
“Ser escolhidos para representar o Brasil num evento tão importante é o reconhecimento do valor da nossa arte e da capacidade que Alagoas tem de se conectar com o mundo através de suas tradições culturais mais autênticas”, destaca Camilo.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, destacou que essa participação reforça o potencial artístico do estado.
“A seleção da Trupe Canguelê para um festival dessa magnitude nos enche de orgulho. Eles levam para a Rússia a essência da nossa cultura popular, apresentando com criatividade e representatividade uma arte que emociona e dialoga com públicos globais”, afirmou a gestora.
Desde sua fundação, em 2021, sob a direção de Ricardo Camilo, a Trupe Canguelê tem se consolidado como uma referência nacional no teatro de bonecos. O grupo já representou o Brasil em eventos culturais na Argélia, Honduras e Sérvia. Em 2024, com o apoio do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa, foi o único grupo brasileiro selecionado para o Festival Folk Cantanhede, em Portugal, onde se apresentou para mais de cinco mil espectadores, recebendo ampla aclamação.
A participação no Festival Internacional de Teatros de Bonecos “Vistas de Ryazan” reforça o compromisso da trupe em promover a cultura alagoana no exterior, além de evidenciar a riqueza e diversidade do folclore local através da arte do teatro de bonecos.
Redação ANH/AL
COMENTÁRIOS